Mais de 5 mil famílias devem atualizar CadÚnico para não perder desconto na conta da Copasa em Montes Claros, Janaúba e Januária
22/05/2025
(Foto: Reprodução) Desconto é concedido por meio da Tarifa Social, que beneficia mais de 772 mil famílias em Minas Gerais. Para ter direito é preciso que a renda mensal seja de até meio salário-mínimo por pessoa e que a família more em imóvel residencial. Agência Móvel da Copasa
Copasa
Mais de 5.100 famílias de Montes Claros, Janaúba e Januária precisam atualizar o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para não perder o desconto de até 50% na conta da Copasa. O prazo vai até 30 de junho.
O desconto é concedido por meio da Tarifa Social, que beneficia mais de 772 mil famílias em Minas Gerais. Para ter direito é preciso que a renda mensal seja de até meio salário-mínimo por pessoa e que a família more em imóvel residencial.
Montes Claros: 3.878 famílias
Janaúba: 778 famílias
Januária: 501 famílias
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Como fazer para ter acesso ao desconto?
➡️Primeiramente, é preciso procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico (veja como fazer abaixo)
➡️Após obter o documento “comprovante de cadastramento no CadÚnico”, o beneficiário deve entrar em contato com a Copasa
➡️Apresentar o CPF e a conta do imóvel a ser cadastrado no programa
➡️Aguardar a análise da documentação
💰Se estiver tudo certo, o desconto será concedido na próxima conta
Para solicitar inclusão na tarifa social o cliente pode:
💻Usar o chat no site da Copasa
🚗Atendimento nas agências móveis e
🤳Whatsapp (31) 99770 7000 (de 8h às 18h)
Quem pode se cadastrar no Cadastro Único:
Podem se inscrever no Cadastro Único famílias que têm renda mensal de até meio salário-mínimo (R$ 1.412) por pessoa — o equivalente a R$ 706.
Para calcular o valor, basta somar a renda de todos e dividir pelo número de pessoas que compõem a família.
O CadÚnico também atende a comunidades tradicionais e a grupos específicos, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua.
Como se inscrever no Cadastro Único?
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.
Para a efetivação da inscrição, o responsável precisa levar ao local de atendimento os CPFs de todas as pessoas da família que moram na casa, além de documento com foto do responsável familiar e comprovante de residência.
VEJA TAMBÉM:
Entenda a reforma no CadÚnico; secretária comenta mudanças em entrevista ao Em Ponto
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
S
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.